sábado, 9 de julho de 2016

Somos únicos, completos e complexos


O Ser humano é de uma beleza inigualável, arrisco dizer que somos os seres mais belos da natureza, temos tamanha complexidade de funcionamento do estrutural ao emocional e espiritual, que não nos igualamos a nenhuma espécie do nosso planeta.
Estamos em constante evolução desde os primórdios, nessa evolução o que mais se altera na linha histórica do nosso tempo é a nossa capacidade de se reinventar e compreender, e principalmente nos últimos anos a necessidade de ver o outro em nós mesmos, melhorando o mundo através da tecnologia, medicina, comunicação, dentre outros aspectos.
Infelizmente não posso dizer que a educação (e escola), algo tão importante para sermos humanos, consta dessa lista de pontos evolutivos. Temos muita variação do mesmo tom, mas no geral é isso. Há quem diga que exagero, afinal quantos pensadores passaram pela educação e mudaram a forma de como olhávamos para as crianças e para a compreensão das mesmas.
Isso é verdade, mas atribuo essa evolução a ciência e não a escola (educação).
A escola (e  educação, que na maioria das vezes são sinônimos), tem um formato antigo, formado por pessoas que não compreendem as mudanças rápidas do tempo, normalmente vivendo em hierarquias de gestão lotadas de preocupação financeira e estrutural, com profissionais que aprenderam sobre inúmeras teorias que não fazem a menor ideia de como adequá-las a realidade em que vivem, e acabam entrando na rotina do conteúdo tão necessário (?!?) aos dias atuais, pois a escola existe para ensinar conteúdos científicos descobertos, apreendidos e fundamentados pelo ser humano dos primórdios até hoje em dia.
A Wikipédia nos brinda com a seguinte explicação sobre a escola: “A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Os nomes para esses níveis nas escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (ensino básico) para crianças e o ensino médio (ensino secundário) para os adolescentes que concluíram o fundamental.[1] Uma instituição onde o ensino superior é ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade”.
Sendo assim, temos um sistema onde alguém ensina e alguém aprende, traduzindo numa obrigação para quem aprende e um dever para quem ensina.
A escola como é atualmente no Brasil, segundo Saviani (2004), teve seu início em 1893 em São Paulo, apenas para as elites, no Rio de Janeiro em 1897, no Paraná em 1903 e assim sucessivamente pelo país; somente em 1920 que em São Paulo, se estendeu para a população em geral. Essas formações iniciais eram chamadas de grupo escolar, pois a princípio foi o agrupamento de algumas escolas próximas, essas escolas eram salas de aula normalmente na casa dos próprios professores que reuniam alguns alunos e ali ensinavam o necessário as atividades da época, logo o grupo escolar passou a reunir vários professores com suas turmas num local comum, que passou a ter horário e ensino metódicos de forma disciplinar. Com o tempo o nome grupo escolar saiu de cena e temos a escola como é ainda hoje, várias salas, separadas por idades de aprendizagem, sistematizadas por disciplinas para a necessidade do que se acredita ser importante nos dias atuais.
O início foi em 1893 e hoje em 2016, o formato é o mesmo, mas as necessidades são outras e o ser humano é complexamente diferente. 
A visão do mundo mudou, estamos na era da globalização, as línguas faladas no mundo todo são rapidamente traduzidas por tradutores online, posso me comunicar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo em segundos, e ainda posso escolher o formato dessa comunicação, pode ser via voz, texto, emojis, enfim é rápido demais, o jornal que é um dos veículos de informação mais antigos da modernidade, e que no Brasil data de 1808, já não tem mais como esperar a notícia ser impressa apenas a noite para sair ‘fresquinho’ no dia seguinte, as notícias são pra já, instantâneas, aconteceu – apareceu.
Como o mundo foi mudar tanto? Em 120 anos demos um salto? A escola contribuiu pra essas mudanças?
Não acredito em saltos, mas em passos, ora rápidos ora mais lentos, de acordo com as necessidades que criamos para nós mesmos, a grande maioria vem das desgraças como guerras e doenças, mas que hoje somam feitos maravilhosos em nossas vidas, caminhamos rápido demais em 120 anos de história humana e isso só a título de Brasil, e sim a escola contribuiu e muito para essa evolução, foi ela que garantiu o repasse de todas as informações necessárias para que novas mentes vorazes por aprender tivessem o seu momento de expansão e de curiosidade típica dos descobridores e inventores.
Então por que estou aqui com ares de quem vê a escola com olhos de desnecessária?
Bem... Em primeiro não é bem isso, mas ao mesmo tempo é bem isso, rs, a escola é muito necessária na vida que cada criatura humana e de toda a humanidade, mas não mais nesse formato, suas divisões e sua principal função chegaram a um momento crucial, se permanecer assim se tornará obsoleta.
As informações estão disponíveis a qualquer pessoa, em qualquer lugar e sobre qualquer assunto, informações profundas, simples, complexas, fofocas, biografias, teses de mestrado, doutorado, explicações científicas, professores de ensino fundamental, de inglês e outras línguas, receitas de como tirar manchas de roupas e tapetes, de como fazer um sanduiche, um bolo ou prato típico de qualquer lugar do mundo... A internet é um grande manual do funcionamento do mundo e sobre praticamente todas as dúvidas e experiências possíveis, podemos numa simples frase ter resposta sobre uma dúvida: - Ok google, como fazer panquecas de frango? Ok google, quem foi Galileu Galilei? Siri, fale-me sobre a energia elétrica.
O mundo está com as portas abertas, e as escolas, estão?
Esse texto já está imenso e eu nem cheguei próximo do ponto principal que é explicar o que penso sobre uma nova escola ou o que a meu ver deveriam ser as mudanças na escola / educação.
Então, vou deixar essa questão como reflexão, sobre o que você acredita que deveria ser a escola hoje. Você já pensou sobre isso? Seus filhos se dão bem com a escola? Percebem dificuldade de envolvimento das crianças com as necessidades escolares? Como é a atuação dos profissionais da escola? Sou professor e me sinto aprisionado em minha escola, o que fazer? Os alunos não correspondem como deveriam, são mal educados, a educação acabou!

Ausência de comunicação na família e os reflexos na convivência social

ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES Volume VI – 2021  pg. 733 ISBN: 978-65-88471-34-0 DOI: 10.47247/VV/MD/88471.34.0   RESU...