quarta-feira, 11 de março de 2015

Comportamento

Segundo Carl R. Rogers em seu livro Tornar-se Pessoa, o conhecimento que a ciência possui hoje sobre a personalidade e comportamento humano são grandes e profundos e podem ser utilizados para modificar a personalidade e o comportamento de um indivíduo de forma construtiva ou destrutiva, sendo assim, hoje podemos construir ou destruir pessoas.

O conhecimento é o segredo real para ser você mesmo. (Grifo e pensamento meu)

O pensamento acima sobre a terapia comportamental que Rogers expressa está no sentido de mostrar o quão perigoso pode ser manipular o ser humano, pois seu pensamento e proposta de terapia vão no sentido contrário a manipulação,  pois sua "técnica" por assim dizer,  consiste em trazer a tona quem se é realmente,  trazer o auto-conhecimento, uma visão positiva de si,  para com isso,  como resultado,  criar bons relacionamentos, se esse for o objetivo pessoal.

Particularmente, acredito que a aceitação de quem somos realmente é o primeiro passo pra qualquer coisa que quisermos ser ou fazer,  mas também vejo que somos moldados de acordo com nosso comportamento desde nosso nascimento,  a sociedade humana faz isso de forma um tanto quanto impensada,  ou seja, sem forma e regras explícitas e científicas,  mas o faz, para um indivíduo caber em um núcleo,  um grupo, de forma mais ampla na própria determinação de ser humano normal,  esse indivíduo precisa de certas convenções,  de certos comportamentos e isso nada mais é do que estar moldado a tal determinação.

E meu entendimento diz que boa parte das neuroses e questões psicológicas alteradas tem seu princípio neste ponto, o indivíduo tem resistência interna e profunda de moldar a si aos propósitos daquele grupo ou de qualquer tipo de convenção,  mas sabe que para ter XPTO, como por exemplo, sentir-se parte de algo, sentir-se aceito por um grupo, precisa se moldar, criando um grande conflito interno. Isso tudo não acontece às claras  na consciência,  mas de forma inconsciente resultando, penso, em neuroses, revoltas e depressões.

Lembrando que essas são minhas impressões, meus pensamentos sobre um mundo subjetivo do psicológico humano que venho estudando livremente através de leituras especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e construa comigo :)

Ausência de comunicação na família e os reflexos na convivência social

ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES Volume VI – 2021  pg. 733 ISBN: 978-65-88471-34-0 DOI: 10.47247/VV/MD/88471.34.0   RESU...