quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ser Humano


Vou começar definindo minha visão de ser humano.

Antes de mais nada quero explicar que sou contra qualquer tipo de divisão quando se trata de humanidade e de vida. Sobre isso vamos falar mais a frente, pois é um assunto que dá pra falar só sobre ele.

Falei que não gosto da divisão, pois vivemos numa sociedade fragmentada que busca se reconectar através da globalidade, compreendo a necessidade da divisão, como forma de fatiar aquilo que precisamos observar, compreender e apreender para evoluir e continuar a nossa escala evolutiva.

O grande problema é que na grande maioria das vezes quem cria a divisão, quem fatia as situações “esquece” de juntar as partes e ver o todo através do conhecimento obtido pelas partes. Normalmente prega-se partes com teor universal.

Tá confuso?
Um pouco, eu sei, mas vou clarear...

Como escolhi falar sobre o ser humano, vou usar as divisões para esse contexto. 
É muito comum ver o ser humano ser fatiado em corpo, mente e Espírito, onde corpo: todo mundo tem um, meio óbvio isso. Mente: existe controvérsia na definição, algumas teorias definem como o entendimento do espírito e outros como a inteligência e capacidade intelectual; Espírito: com uma definição mais controversa ainda, segundo a Wikipédia a maioria das definições são relativas a uma substância não-corpórea em contraste com o corpo material.

Vou falar sobre como vejo cada um desses pontos.

Nosso corpo anatômico do ponto de vista biológico pertence a classe dos animais mamíferos. Tem um funcionamento magnífico, com sincronicidade e beleza ímpares. Se pararmos para ver apenas nosso corpo funcionando, através do corpo de outra pessoa, ou melhor ainda, de uma criança que está em transformação mais visível, é possível ver essa maravilha da natureza, onde cada pedacinho, cada célula tem uma função e não depende de nós para apertar nenhum botão, nem mesmo dizer ou pensar: Oh! Chegou o momento de minhas células pulmonares fazer trocas gasosas! Coração bombeie sangue!
Ufa! Seria o fim da humanidade.
E por esse e outros motivos que defino como pertencentes a natureza, assim como olhamos os animais e temos certeza de que pertencem a natureza, nosso corpo também o é.

A mente, para mim, seria um órgão virtual, a nossa nuvem, onde toda a festa acontece, mas diferente dos computadores ou smartphones da atualidade que operam no aparelho e armazenam na nuvem, o nosso sistema mental é o sistema de operação, é onde ocorrem os pensamentos,  sentimentos e insights e suas definições e finalizações são impressas no cérebro, órgão que se desenvolve e se molda de acordo com o que ocorre na mente, a mente seria o processador e o cérebro o arquivo de tudo o que já foi definido.

Como exemplo prático, vou citar alguém que precisa por algum motivo qualquer fazer uma cadeira, mas essa pessoa não tem ideia de como executar esse serviço, suas únicas noções são do para que serve uma cadeira e de sua necessidade em tê-la.
Essa pessoa vai sair em busca de informações sobre como construir uma cadeira, que material utilizar, onde comprar esse material, quais ferramentas utilizar, as medidas ideais, cores, formas e de quem ou onde irá aprender a executar o serviço, após reunir todas as informações teóricas essa pessoa precisará partir para a prática, experimentando tudo aquilo que foi formulado em sua mente, um registro único, e conforme vai experienciando poderá concordar ou não com suas ideias anteriores e irá construir um conhecimento real sobre o assunto, e este será impresso em forma de conceito, através da sinapses numa rede neurológica de informações em seu cérebro, e sempre que precisar dessa experiência esse conhecimento será acessado, ou seja, temos nesse exemplo uma aprendizagem efetiva.

O espírito: desde os primórdios que o ser humano se percebe diferente dos outros animais, e busca entender o seu mundo e a si próprio, tem uma curiosidade natural que nos impulsiona a seguir sempre em frente, melhorando a cada espaço de tempo, ora mais lento ora mais rápido.
Esse processo de busca do entendimento de quem somos e do que viemos fazer aqui ou de como chegamos aqui, levou a humanidade a cultuar o sol, a lua, as pedras, a temer absolutamente tudo o que não compreendemos, nos curvando e ritualizando inclusive através da morte como foram e ainda são em alguns lugares ermos dessa terra, os ritos de sacrifício.
Criamos muitas definições sobre o espírito no decorrer dos tempos sempre pautadas nas necessidades da época vivida e de termos uma explicação para as questões: de quem somos e para onde vamos.
Mas sabemos e sentimos que esse nosso lado nos anima, nos impulsiona, nos dá noções de moral e do outro.
E assim como a mente, o espírito também não pôde ser comprovado até o momento, e por isso vira tabu, separação através das religiões e dogmas ou da falta de crença e afastamento total da possibilidade de haver um espírito.

Vejo o nosso espírito como íntimo do nosso sistema mental e físico, tem um sistema próprio que registra tudo, mas principalmente o que é intenso para o corpo e para a mente, e devolve essas impressões tanto para o corpo como para a mente, seja em forma de pensamento contínuo ou obsessivo sobre algo ou em forma de uma doença por causa do que foi recebido de informação tanto pelo corpo ou pela mente, exemplo, um ato de agressão recebido, o susto, o medo, a dor, o sentimento de impotência são impressões recebidas pelo espírito que vai reagir e devolver de alguma forma, que pode ser positiva ou negativa, isso é algo particular de cada um.
É a nossa antena de captação.

Vejo o corpo, mente e espírito como se fossem três corpos distintos cada um com sua densidade e um dentro do outro, como aquelas bonequinhas holandesas, as matrioskas… É uma visão um tanto holística, mas que conforme outros assuntos forem surgindo vocês verão mais fundamento.

E para terminar, creio que seja o momento de unificar o ser humano em um ser completo que possui cada uma dessas partes mas que deve ser visto como um todo, pois só assim seremos a mudança tão necessária no mundo.

Somos seres complexos no funcionamento e simples na essência.

E você o que acha?
Concorda, discorda?
Deixa o seu comentário e vamos falar a respeito.

Abraços

Link pro YouTube:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e construa comigo :)

Ausência de comunicação na família e os reflexos na convivência social

ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES Volume VI – 2021  pg. 733 ISBN: 978-65-88471-34-0 DOI: 10.47247/VV/MD/88471.34.0   RESU...